Números do Datafolha são semelhantes aos do governo Bolsonaro, se comparados na mesma época.
Dados da pesquisa da Datafolha informam que opresidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que há um ano e oito meses chefia o Executivo, apresenta uma aprovação de 35% entre os brasileiros, enquanto 33% desaprovam seu governo. Já 30% dos participantes da pesquisa o consideram regular.
Em comparação com a pesquisa divulgada em 18 de junho, o Datafolha revela que a aprovação de Lula caiu um ponto, passando de 36% para 35%. No entanto, a reprovação aumentou em dois pontos: de 31% para 33%, ambos os resultados dentro da margem de erro prevista. Já a avaliação regular apresentou uma leve diminuição, de 31% para 30%.
Os índices divulgados refletem uma avaliação semelhante a do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no mesmo estágio de seus governos. Quando Bolsonaro estava na Presidência, ele teve 37% de aprovação e 34% de desaprovação, com 27% dos entrevistados avaliando sua administração como regular. Caso seja levada em consideração a margem de erro, os resultados obtidos por Lula são muito semelhantes aos de Bolsonaro.
O levantamento do Datafolha ouviu 2.040 pessoas com 16 anos ou mais, distribuídas em 146 municípios, entre 29 e 31 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Situação econômica piorou, segundo maioria dos entrevistados
Para 42% dos entrevistados, a situação econômica do país piorou neste mandato. Já para 26%, houve melhora. Cerca de 29% disseram que o cenário permaneceu como estava. No entanto, a pesquisa identificou otimismo: 41% afirmaram que a situação econômica do país vai melhorar. No entanto, 28% afirmaram que irá piorar, sendo que 25% acreditam que permanecerá igual. Por fim, 26% comentaram que a vida melhorou após a posse do petista e, para 23%, piorou; já 51% disseram que permaneceu igual.