Search

quarta-feira, 18 set, 2024

Saúde

Estudo mostra que mães em tratamento contra HIV não contaminam bebês durante a amamentação

Amamentação - Divulgação e Rádio Tupi
Amamentação - Divulgação e Rádio Tupi

 Unirio analisou 14 amostras de leite, só uma acusou contaminação. A mãe havia parado o tratamento

Após estudar 30 mães portadoras do HIV quanto à possiblidade de contaminação dos bebês no ato da amamentação, médicos do Hospital Gaffrée Guinle, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), chegaram à posição de que se o tratamento contra a doença for seguido corretamente pela mãe, o leite materno pode não transmitir o vírus às crianças.

Das 14 amostras de leite examinadas pelos estudiosos, apenas uma acusou carga viral detectável. Os pesquisadores destacam que o leite contaminado era de uma mãe que interrompeu o tratamento por volta da trigésima quarta semana de gestação. O vírus não foi encontrado nas outras amostras. O que deixa clara a eficiência do tratamento antirretroviral quando seguido adequadamente.

Os médicos também analisaram o colostro, primeiro leite produzido após o parto, e verificaram que as mães que aderiram ao tratamento apresentaram um colostro com carga viral indetectável, segundo a rádio Tupi.
Desde 1996, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito para pessoas com HIV, por meio de medicamentos, testes e distribuição de preservativos, entre outros itens.

Patricia Lima