Search

quarta-feira, 18 set, 2024

Economia

Nada de aposentadoria: Luiz Cezar Fernandes vai criar banco prestes a completar 80 anos

Luiz Cesar fernandes

 Luiz Cezar Fernandes de volta: biografia para o ano que vem e novo banco de investimentos   

Às vésperas de completar 80 anos de idade, Luiz Cezar Fernandes está de volta. O banqueiro, responsável por criar o Pactual (hoje BTG Pactual) que também integrou time de fundadores do Garantia, vendido para o Credit Suisse no final dos anos 90, nem pensa em aposentadoria. O experiente executivo revelou que, além de estar em fase de finalização de sua biografia, com previsão de ser lançada ano que vem, está em processo de criação de um banco de investimentos. “Estou tentando comprar outro banco para dar uma nova partida”, afirmou ao site MyNews. 

Cezar revelou ao meio de comunicação que a sua estratégia é promover uma consolidação de ativos que estão no mercado, mas que, segundo ele, “devem ficar pelo caminho” com os desafios que estão por vir. “Se você lembrar, a primeira asset do Brasil foi o Pactual nos anos 84 e hoje tem mais de três mil ativos.”

No entanto, ele não se preocupa com isso. Ele diz que o momento é de consolidação, não somente da empresa, mas de todos os talentos que podem ser adquiridos. O empresário afirma que o universo de assets possui casos de todos os tipos, desde aqueles que sofreram por não conseguir atrair mais clientes, passando aos que não tiveram a força suficiente de distribuição para seus produtos. É justamente esse trabalho que Cezar quer fazer para criar um cenário favorável ao seu banco. “Não o que fez a briga de XP e Pactual. Eles estão brigando por market share existente”, disse ele, ao MyNews. “Eu acho mais barato comprar o gestor do que o market share”, observa ele, acrescentando que o objetivo do banco de Cezar é atender este público que está com mais idade e precisa de mais atenção na hora de cuidar do seu dinheiro. 

Quem é Luiz Cezar Fernandes

Luiz Cezar Fernandes é o banqueiro responsável pela criação do banco Pactual (atual BTG Pactual), sendo que o empresário foi um dos maiores atores da bolsa de valores no Brasil nas décadas de 80 e 90. Luiz Cezar também é sócio da GRT Partners e tem participação direta em outros negócios.

O empresário tem a maior parte de sua carreira voltada ao setor bancário e ao mercado financeiro. Ele é um dos responsáveis diretos pela criação dos primeiros bancos de investimentos do país, o Pactual. Antes, participou da criação do Banco Garantia, no qual foi sócio de Jorge Paulo Lemann.

Sua primeira experiência profissional se deu quando tinha 12 anos, período em que trabalhou como mensageiro do Nossa Caixa. Posteriormente, ele também prestaria serviços para o Banco Brasileiro de Descontos, atual Bradesco. Após encerrar o colegial, Luiz Cezar ingressou no curso de contabilidade especialização que concluiu em 1963.

Nos anos seguintes, Fernandes seguiu se especializando na área econômica, principalmente, nas questões ligadas ao mercado financeiro e de capitais, tornando-se referência para inúmeros profissionais que até hoje se destacam nesse setor.