Search

quinta-feira, 25 jul, 2024

Cultura

Humberto e Barão embalam a noite de sábado na Barra

Humberto
Arte: Niviane Carneiro

 

Por Claudio Fernandes

 

Sempre que alguém resolve contar a história do rock brasileiro, é impossível não citar Barão Vermelho e Engenheiros do Hawaii. A banda mais influente do gênero no Rio de Janeiro e os gaúchos, mesmo vindo de “longe demais das capitais”, conheceram a consagração no cenário nacional ao longo das últimas quatro décadas. A quantidade de pessoas que seguem levando a cada apresentação são a prova cabal de que tanto o “garoto que amava os Beatles e os Rolling Stones” quanto os jovens que “só dormiam após o dia nascer feliz” resistiram ao tempo, amadureceram e permanecem firmes. Quarenta anos depois, seguem carregando consigo o próprio legado com a leveza e a categoria de quem sabe o que fazer quando as luzes se apagam, os primeiros acordes preenchem o silêncio e transformam a expectativa dos fãs em catarse coletiva.

Sendo assim, o que se verá neste sábado à noite no Qualistage, na Barra da Tijuca, será uma celebração. Humberto, líder dos Engenheiros e em carreira solo de sucesso há mais de dez anos, e o Barão Quarentão, com a energia do craque Rodrigo Suricato há mais de sete anos sustentando os vocais que já foram “só” de Roberto Frejat e Cazuza, farão cada um a sua apresentação para um público misto, que fará com que a preferência por esta ou aquela banda e canção se transforme em um culto ao que a boa música promove de melhor desde sempre: diversão. Porque, como diz outra banda contemporânea em turnê de grande sucesso, é solução sim.

 

HUMBERTO GESSINGER LANÇA NOVO ÁLBUM “QUATRO CANTOS DE UM MUNDO REDONDO”

 

O cantor e compositor Humberto Gessinger apresenta “Quatro Cantos de um Mundo Redondo”. No show, canções do seu 4º álbum solo, que foi lançado no digital em setembro deste ano, dividido em etapas, cada uma delas marcada por um formato musical diferente (solo, power trio, trio acústico e quarteto). O projeto também foi lançado em LP e K7 e, a pedido dos fãs, será lançado em CD.

Acompanhado de Felipe Rotta (guitarra) e Rafa Bisogno (bateria), Humberto, que toca baixo, teclados e gaita, apresenta no show suas novas composições como “No Delta dos Rios”, que chegou nas rádios do Brasil todo como 1º lugar no segmento Pop/Rock; “Fevereiro 13”, que ele fez para a filha Clara e foi gravada no icônico Estúdio Atlantis, na Suécia, conhecido por gravações com Abba, Lenny Kravitz, Elvis Costello, Roxette, A-ha entre outros; além de “Começa Tudo Outra Vez”, que foi composta em parceria com a cantora Roberta Campos.

O repertório traz ainda os sucessos de mais de 38 anos de carreira como “Terra de Gigantes”, “Infinita Highway” e “Refrão de Bolero”. A nova turnê estreou no final de setembro em Porto Alegre, no Araújo Vianna com ingressos esgotados e promete rodar o Brasil em 2024.

 

BARÃO VERMELHO LEVA SUA TURNÊ DE 40 ANOS PARA O QUALISTAGE

 

O Barão Vermelho traz sua turnê de 40 anos para o Rio de Janeiro e promete levantar o público com os seus tradicionais solos de guitarra e hits que estão gravados na memória afetiva de várias gerações. É um show para todo mundo cantar junto, do início ao fim.

O mundo, o cenário musical e a própria formação da banda mudaram bastante ao longo dessas quatro décadas. Mas o Barão nunca deixou de se adaptar e acompanhar. Há sete anos o quarteto é composto por Rodrigo Suricato (guitarra, violão e voz), Fernando Magalhães (guitarra e violão) e dois de seus fundadores: Guto Goffi (bateria) e Maurício Barros (teclados e vocais), todos também compositores.

O Barão de hoje celebra a vida e essa trajetória que se confunde com a própria história do rock nacional. Aliás, celebrar é o que eles mais fazem quando estão reunidos. Se houve uma coisa que nunca mudou foi a amizade e o clima de camaradagem entre os músicos. Essa energia em cima do palco transborda quando desfilam o repertório cheio de sucessos como “Por Você”, “Pro dia Nascer Feliz”, “Puro Êxtase” e “Bete Balanço”.

Mas o show também traz surpresas. A principal delas é a participação de um fã no palco com o quarteto. O felizardo será o vencedor do concurso “Barão e Você”. Promovida através das redes sociais, a ação convidou pessoas de todo o Brasil a enviarem seus vídeos cantando ou tocando um instrumento junto com a banda, durante um ensaio virtual. Agora um deles vai mostrar o seu talento ao vivo.

O Barão não para e quem for ao Qualistage no dia 2 de dezembro vai poder comprovar.

 

Serviço

BARÃO VERMELHO + HUMBERTO GESSINGER

 

Dois shows completos

 

Onde: Qualistage – Av. Ayrton Senna, 3.000 – Via Parque Shopping, Barra da Tijuca

Quando: Sábado, 2 de dezembro, a partir das 21h

Abertura dos portões:  19h

Classificação etária: 18 anos (Menores de 1 a 17 anos entram acompanhados de responsável legal)
A partir de R$ 120,00

Ingressos: https://qualistage.com.br/eventim/149/humberto-gessinger-e-barao-vermelho

Meia-entrada: Confira no link: https://www.eventim.com.br/meia-entrada. As leis de meia-entrada do seu Estado, identificando quem tem direito ao benefício e os documentos probatórios solicitados na venda e no acesso ao evento.

Capacidade: 9 mil pessoas em pé ou 3.500 sentadas

O espaço possui acessibilidade.

A casa segue os protocolos de segurança, como disponibilizar álcool em gel.

O local é periodicamente higienizado. Tudo para garantir a diversão com segurança.

 

Confira outras notícias da editoria CULTURA clicando aqui.