quinta-feira, 23 maio, 2024

Governo do RJ anuncia tombamento do Retiro dos Artistas

Crédito: Divulgação

O governo do estado do Rio de Janeiro anunciou nesta quinta-feira o tombamento do Retiro dos Artistas. Inaugurada em 13 de agosto de 1918, a Casa dos Artistas, seu nome oficial, fica localizada no bairro do Pechincha, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio. A determinação foi publicada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) em Diário Oficial.

Segundo a diretora do Inepac, Ana Cristina Carvalho, o ato do tombamento é de importância fundamental para que a memória fluminense seja mantida e preservada.

“O Retiro dos Artistas é um dos elementos que constituem a identidade e história da classe proletária artística no Rio de Janeiro. Nossa equipe tem trabalhado com o objetivo de reafirmar os papéis de proteção e de fiscalização conferidos legalmente ao Instituto”, ressaltou Ana Cristina.

Hoje em dia, o Retiro conta com cinquenta residentes. Cida Cabral, administradora do local, crê que o tombamento vai auxiliar no desenvolvimento de projetos que possam ampliar as atividades no local.

“A gente já vinha nessa luta há algum tempo, sempre esbarrando em algumas dificuldades. Esta notícia não poderia ser melhor. É muito importante, pois agora temos garantias para revitalizar o Casarão e podemos dar sequência, com mais tranquilidade, ao processo de melhorias do nosso espaço”, conta Cida.

O tombamento contempla o teatro e as casas presentes na propriedade. Com isso, não é mais permitido que futuras construções ultrapassem a altura de dois pavimentos ou oito metros.