Atividade é uma das principais geradoras de emprego na economia do Rio de Janeiro e, no último ano, cresceu mais do que a média nacional
A cidade de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, recebeu nesta terça-feira (1), o primeiro encontro do projeto Codin Reúne. O avento é uma realização da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), que percorrerá diversas regiões do Rio de Janeiro, para promover reuniões com o setor industrial local.
A Codin Reúne foi idealizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, para identificar demandas e oportunidades para o ecossistema das empresas industriais instaladas no território fluminense, assim como atrair novos negócios para os municípios.
O governador Cláudio Castro (PL) destacou a importância da indústria para a economia fluminense, por sua capacidade de gerar empregos e renda. Castro destacou ainda que a Condin tem promovido uma forte sinergia entre os setores público e privado para ampliar as atividades industriais.
“Nosso setor industrial está entre as atividades econômicas que mais geram empregos formais no estado. De janeiro a agosto deste ano, a indústria fluminense foi responsável pela criação de mais de 18 mil postos de trabalho com carteira assinada, segundo dados do Novo Caged, impactando positivamente a vida da população. O diálogo entre o setor público e os empresários industriais, que a Codin está promovendo, é importante para acompanharmos a evolução e os desafios do setor, pois o papel que representa no crescimento econômico e social do estado é indiscutível”, afirmou o chefe do Executivo fluminense.
O setor industrial do Norte Fluminense exerce um forte impacto na economia do Rio de Janeiro, empregando aproximadamente 62 mil trabalhadores em mais de 1.700 unidades de negócios, dos quais 95% são de pequenas e microempresas.
O Codin Reúne atraiu empresários, contadores e profissionais liberais de toda a região. No evento, eles puderam conhecer os serviços prestados pela Codin, bem como os projetos executados pela Companhia, como a Zona de Processamento de Exportação do Porto do Açu, em São João da Barra.
A secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi, ressaltou que um dos principais objetivos do Codin Reúne é a otimização dos investimentos nas indústrias de todo o Estado do Rio.
“Essa é uma grande oportunidade para impulsionar as empresas industriais, movimentar o mercado, promover uma maior aproximação, e conectar a cadeia produtiva a potenciais clientes e fornecedores”, disse a Fernanda Curdi.
O presidente da Codin, Fábio Picanço, por sua vez, enfatizou os bons resultados gerados pela indústria do Rio, que, nos últimos 12 meses, acumulou crescimento de 5,8%, contra 2,2% da média nacional.
“O Codin Reúne pretende unir a expertise da companhia, que abre as portas do Rio de Janeiro para os investidores. Nos últimos 12 meses, o setor industrial fluminense acumulou crescimento de 5,8%, bem acima da média nacional, que é de 2,2%. Trabalharemos juntos para que esse avanço seja ainda maior”, pontuou Fábio Picanço.
A primeira edição do Codin Reúne teve como instituições parceiras o Escritório Regional da Companhia e a Associação das Indústrias da Codin de Campos dos Goytacazes (AIC).
Patricia Lima