quarta-feira, 24 abr, 2024

WhatsApp reativa operações após interrupção

REUTERS

Da Agência Reuters

O WhatsApp começou a reestabelecer operações às 6h (no horário de Brasília) desta terça-feira depois que os serviços do aplicativo de mensagens foram interrompidos, segundo relatos de usuários em várias partes do mundo.

Por volta das 4h50, o site Downdetector mostrou que mais de 68 mil usuários relataram problemas com o aplicativo no Reino Unido, 19 mil pessoas em Cingapura e 15 mil pessoas na África do Sul.

“Sabemos que as pessoas tiveram problemas para enviar mensagens no WhatsApp hoje. Corrigimos o problema e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, disse um porta-voz da empresa controladora do WhatsApp, a Meta Platforms. A companhia não divulgou o motivo da interrupção.

Quando o WhatsApp teve uma interrupção de uma hora em outubro passado, o problema atingiu até negócios com criptomoedas e petróleo, antes que os operadores mudassem para plataformas alternativas, como o Telegram.

“Isso destaca a importância de grandes empresas de hospedagem direcionando dados pela Internet, juntamente com empresas e indivíduos que dependem de pontos únicos de comunicação”, disse Jack Moore, consultor da empresa de segurança digital ESET, com sede na Eslováquia.

A hashtag #whatsappdown estava em alta no Twitter, com mais de 142 mil tuítes e centenas de memes inundando a internet. “Todo mundo que notou que o #whatsapp está inativo veio ao Twitter para confirmar”, escreveu um usuário.