Search

domingo, 10 nov, 2024

Garagens modernas viram exigência de moradores

Garagens
Garagem Seventy Upper Mansion 1 - Divulgação

Duas mudanças cada vez mais evidentes nas grandes cidades do Brasil mostram que os moradores de edifícios buscam garagens bem estruturadas. Isso porque esses espaços são a porta de entrada dos empreendimentos para muitos moradores. Assim, precisam estar cada vez mais bem equipada. Só para ilustrar,, com boa iluminação e revestimento de qualidade. O primeiro dado aponta, inegavelmente, para o crescimento no número de apartamentos no país. Os são da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios) Contínua do IBGE, entre os anos de 2019 e 2022.

O Instituto apontou que o percentual desses domicílios cresceu de 13,8% para 14,9% neste período. Mesmo que a maioria da população ainda viva em casas, o crescimento é uma amostra dessa necessidade de melhorar as garagens, conforme explica o engenheiro civil Luciano Araujo Bortolon, da Construtora Andrade Ribeiro, de Curitiba.

“Todo o empreendimento passa a ter maior exigência dos moradores, pois os clientes procuram locais sempre com as instalações mais adequadas para as suas necessidades. A garagem não foge disso”, afirma.

 

Mais veículos

 

Outro dado que se une ao aumento do número de apartamentos é o crescimento na frota de veículos no país. A quantidade de automóveis aumentou de 56,6 milhões em 2019 para 60,4 milhões em 2022. Os números, que são do Ministério dos Transportes e se referem ao mês de dezembro de cada ano, mostram 6,7% a mais na quantidade de carros em quatro anos. O crescimento também aconteceu quando se fala das motocicletas. O incremento é de 11,2% no mesmo período. Em suma,  significa aumento de 23,1 milhões para 25,7 milhões.

“A entrada do proprietário de um apartamento é quase sempre feita pelas garagens. Com isso, uma pessoa que busca um apartamento para morar quer uma estrutura que seja condizente com o imóvel, em especial quando falamos de apartamentos e edifícios de alto padrão. Isso significa, entre outras questões, ambientes amplos, com bons acabamentos internos do espaço, além da sinalização, infraestrutura e segurança”, afirma o engenheiro.

 

Ambiente

 

Como a aparência causa boa impressão a qualquer momento, o engenheiro civil afirma que os espaços precisam de revestimentos que proporcionem mais claridade ao ambiente. Um exemplo é o uso de azulejos e pisos com pintura epóxi que, além da aparência, facilitam a manutenção e limpeza.

“Essa questão deixa a garagem um espaço mais agradável. Esses ambientes, conhecidos por serem geralmente mais escuros, nos novos empreendimentos têm se mostrado com outra aparência graças aos revestimentos”, afirma.

 

Sustentabilidade sempre necessária

 

Se o cuidado com o meio ambiente precisa ser levado em conta durante a construção de um edifício, também é necessário que isso aconteça após a entrega do empreendimento aos futuros moradores. E uma das formas de garantir a sustentabilidade ambiental é oferecer nas garagens equipamentos para o carregamento de carros elétricos, uma tendência mundial que também se espalha no Brasil. Para se ter uma ideia, no primeiro semestre de 2023 houve crescimento de 58% na quantidade dos veículos eletrificados no Brasil. Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico.

Bortolon cita como exemplo o edifício Seventy Upper Mansion, em Curitiba. O empreendimento de alto padrão, da Construtora Andrade Ribeiro, conta com medição e carregamento elétrico individualizado para as vagas de cada apartamento.

“Isso, além de trazer o benefício de um serviço em crescimento no Brasil, também proporciona que o uso da medição não necessita ser compartilhada, o que traz mais agilidade e comodidade aos moradores”, afirma.

 

Espaços amplos

 

Além da sustentabilidade, as garagens mais modernas precisam também garantir espaço para maior número de carros. Em especial quando se fala em edifícios de médio e alto padrão.

“Isso não quer dizer, necessariamente, que as pessoas vão utilizar todas as vagas que adquirem junto com um apartamento. Mas, em caso de receberem visitas ou hóspedes, por exemplo, é uma forma de garantir a praticidade, sem que seja necessário que o visitante do condomínio deixe o automóvel ou motocicleta em uma vaga nas ruas do entorno”, explica.

No caso do edifício da capital paranaense mencionado pelo engenheiro civil, o empreendimento conta, por exemplo, com quatro a cinco vagas de garagem por unidade habitacional.

Quando se fala de necessidades técnicas, o especialista menciona o tamanho das vagas de garagem. Desse modo, precisam levar em conta desde os veículos menores até os mais amplos.

“Precisamos lembrar que as pessoas fazem escolhas particulares em relação aos veículos. E que isso deve se pensar na hora de construir os espaços para os automóveis. Por isso, o ideal é que todas as vagas sejam livres e com as dimensões mínimas para acesso fácil dos veículos. Além disso, a inclinação das rampas que ligam as garagens à saída do edifício precisa ser ideal para todo tipo de automóvel”, acrescenta.

Outro detalhe que não pode passar em branco é a segurança, segundo o engenheiro.

“Mesmo que seja um ambiente fechado, o morador se sente mais confiante com um bom sistema de câmeras e alarmes para monitoramento do espaço que guarda um de seus bens”, afirma.

 

SERVIÇO

Seventy Upper Mansion

Localização: Rua Dep. Heitor de Alencar Furtado, 3273, esquina com a Rua Hamilton Olivo Brunor, 70 – Ecoville, Curitiba

www.seventyupper.com.br

 

Confira outras notícias da editoria CIENCIA e TECNOLOGIA clicando aqui.