Unidade oferece várias especialidades médicas à população das favelas do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, localizadas na Zona Sul da cidade
Inaugurado há um ano, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Susana Naspolini, instalado no Edifício Multiuso do Estado, no complexo do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, na Zona Sul do Rio, já realizou 40 mil atendimentos em geral – como colocação de contraceptivo, exames de ultrassonografia e palestras – e mais de 23 mil consultas. O espaço é resultado de uma parceria entre o programa Cidade Integrada e a Secretaria de Estado de Saúde. O governador Cláudio Castro (PL) visitou a unidade de saúde, nesta sexta-feira (6), ressaltou a importância do centro médico para a população local.
“É um orgulho comemorar esse primeiro ano do AME Susana Naspolini e do programa Acolhe. Os dois chegam com números expressivos, com 4 mil atendimentos por mês, com especialidades que você não acha em lugar nenhum do Estado”, comentou o governador, no ambulatório, acompanhado da primeira-dama, Analine Castro, e da secretária de Saúde, Claudia Mello.
Atendimento especializado
No primeiro andar, o AME abriga o Projeto Acolhe, voltado para a prevenção da gravidez não planejada. Até o momento, 13 mil pessoas já foram atendidas. O Acolhe oferece colocação de DIUs, consultas médicas, exames de ultrassonografia e palestras.
No segundo andar do prédio, o AME oferece à população acompanhamento ambulatorial de média complexidade, em complemento ao atendimento prestado pelas clínicas da família. No local são oferecidas as seguintes especialidades: Odontologia, fisioterapia, ultrassom, cardiologia, cardiopediatria, hematologia, reumatologia, nutrição, ortopedia, psicologia, pneumologia, nefrologia, neurologia, neuropediatria, gastroenterologia, pediatria e dermatologia. Desde agosto de 2023, a unidade já realizou mais de 23 mil consultas em diferentes especialidades. A unidade também conta com uma base do Serviço Móvel de Urgência (Samu).
A secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, ressaltou que o programa, além de ser diferenciado, integra uma série de ações ligadas à saúde da mulher no Estado do Rio.
“O AME reforça nosso compromisso com o SUS que dá certo. O olhar minucioso para a Saúde da Mulher é uma marca importante de nossa gestão. O planejamento familiar e a gravidez na adolescência são temas sensíveis e que estão sendo cuidados pelo governo. Além disso, seguimos apoiando os municípios e oferecendo atendimento especializado, como saúde bucal de forma integral para garantir que as pessoas tenham o devido acompanhamento e as doenças não se agravem”, afirmou a secretária.
Futuro Batalhão da Polícia Militar no Cantagalo
No terceiro pavimento da edificação, localizada na Rua Barão do Torre, 55, está sendo montado um Batalhão da Polícia Militar cujas obras Cláudio Castro visitou em companhia do secretário de Segurança Pública, Victor dos Santos, e do secretário de Polícia Militar, Coronel Marcelo de Menezes. As intervenções estão orçadas em R$ 5,7 milhões.
A coordenadora do Programa Cidade Integrada, Ruth Jurberg, comemorou a montagem do novo espaço de segurança que, segundo ela, viabiliza a prestação de um atendimento de qualidade à população de forma integrativa.
“Fico muito feliz de ver que projetos importantes estão saindo do papel e se tornando realidade na comunidade. Este novo batalhão de polícia demonstra o nosso esforço de transformar o conceito da Cidade Integrada em realidade, trazendo equipamentos de qualidade para a comunidade,” observou Jurberg.
Patricia Lima