Salvador (!Tribuna da Imprensa)
Em jogo fraco tecnicamente e que foi surpreendida pelo adversário com forte marcação, a Seleção Brasileira empatou ( 1 a 1) com o Uruguai e encerra a temporada de 2024 em 5o lugar nas Eliminatórias com 18 pontos.
O time brasileiro iniciou bem a partida,com boas jogadas pelas laterais e meio-campo, dando a impressão que poderia chegar ao gol a qualquer momento e teve chances com Vinicius em jogada de Gerson, aos 2 minutos e com o próprio Gerson, aos 5 em ótima jogada de Raphinha, que contou com defesas do goleiro.
O Uruguai criou duas chances: aos 20 minutos em chute de Ugarte e defesa de Ederson e aos 21 com Valverde, que teve liberdade na condução da jogada e chutar por cima.
O Brasil deu duas respostas: aos 40 com Vinicius, que sofreu falta de Ugarte quase no limite da grande área, mas Raphinha chutou em cima da barreira e aos 46 com defesa do goleiro na conclusão de Raphinha.
GOLS – O início do segundo tempo foi igualmente movimentado, com o Brasil mantendo a pressão e o Uruguai em contra-ataques.
Logo aos 7s Savinho teve a oportunidade de marcar e o goleiro defendeu.
Vinicius serviu Raphinha, que chutou pelo alto, aos 7 minutos.
Como diz uma das máximas do futebol “ quem não faz leva”, o gol uruguaio surgiu aos 9 minutos.
Em jogada de pé em pé , a Celeste fez 1 a 0 com Valverde, aos 9 minutos, em chute forte após driblar Bruno Guimarães na estrada da área.
O Brasil deu a resposta em lindo gol de Gerson,salvando o time da derrota, aos 16 minutos. O meia do Flamengo, um dos melhores em campo ao lado de Raphhha , concluiu de pé esquerdo um sem pulo após rebatida da defesa.
O desespero bateu a porta com tecnico Dorival Júnior optando por encher o time de atacantes, que não resolveram o problema.
Time muito burocrático e sem nenhuma capacidade de criar e furar o bloqueio do adversário, um jogo sem empolgação. Como reciprocidade, a torcida vaiou ao final .
Local – Arena Fonte Nova ( Salvador)
Árbitro – Piero Mazza ( Chile)
Cartões amarelos: Brasil – Raphinha, Paquetá e Gabriel Magalhães; Uruguai – Varela e Ugarte.
Escalações:
Brasil – Ederson, Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner ( Gabriel Martinelli); Bruno Guimarães ( André), Gerson ( Paquetá), Raphinha e Savinho ( Estevão); Igor Jesus ( Luiz Henrique) e Vinícius Júnior.
Técnico: Dorival Júnior
Uruguai- Rochet, Varela, Giménez, Mathias Oliveira e Sarachi; Ugarte, Betancurt, Valverde e Máxi Araújo ( Cristian Oliveira); Pallistri ( Puma Rodriguez) e Darwin Nuñez ( Rodrigo Aguirre).
Técnico- Marcelo Bielsa
Outros resultados da 12a rodada:
Argentina 1 a 0 Peru;
Colômbia 0 x 1 Equador ;
Chile 4 x 2 Venezuela;
Bolívia 2 x 2 Paraguai
Classificação:
1 – Argentina 25
2 – Uruguai 20
3 – Equador 19
4 – Colômbia 19
5- Brasil 18
6 – Paraguai 17
7- Bolívia 13
8 – Venezuela 12
9 – Chile 9
10 – Peru 7
* Os 6 primeiros colocados estarão na Copa do Mundo e o 7o disputará play off.
Próximos jogos do Brasil, em março de 2025 ( Colômbia dia 20 e Argentina dia 25).
Foto: Rafael Ribeiro/CBF