Novo estádio do Flamengo vai ter shopping, estacionamento, hotel e mais atrativos. Foto: Reprodução
Nessa semana, o Flamengo apresentou um projeto urbano ambicioso para a construção do seu novo estádio, que ficará localizado na região do Gasômetro, no Centro do Rio de Janeiro. Através da participação de diversas empresas parceiras, a ideia é promover uma revitalização completa da área, com melhorias urbanas que se estendem até o bairro de São Cristóvão, na zona norte carioca.
Dentro disso, o documento que foi apresentado pelo clube mostra uma série de intervenções em transportes e infraestrutura que irão tornar a circulação melhor, além de reformas de calçadas, ciclovias, iluminação e arborização. E mais: o futuro estádio poderá ser um elemento integrador entre a Quinta da Boa Vista, onde fica o BioParque do Rio (antigo zoológico), o Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas e o Estádio do Maracanã, que já pertence ao Flamengo.
Além disso, o projeto tem como objetivo oferecer mais opções através de rotas seguras e novas conexões com as estações metroferroviárias, sobretudo na estação São Cristóvão, que ganharia uma passarela nova ligada ao estádio. Também está previsto um túnel abaixo da linha ferroviária na Av. Francisco Bicalho e uma conexão dele com a passarela existente na estação Cidade Nova. Assim, a região se tornaria um um eixo de expansão urbana e turística do Porto Maravilha em direção ao bairro, induzindo o crescimento e desenvolvimento imobiliário para a área de expansão da Operação Urbana Consorciada e dos imóveis adjacentes.
O projeto prevê, ainda, a geração de 7,8 mil empregos durante o período da obra da construção do estádio, movimentando um PIB de R$ 367 milhões de reais. Já com o estádio pronto, é prevista uma contratação de 15 mil pessoas, o que significa um PIB de R$ 573 milhões. O objetivo é que o estádio receba 35 jogos por ano. Para tornar o local ainda mais atrativo, serão feitos também em todo o entorno do estádio outros empreendimentos como um shopping, um hotel, um estacionamento e imóveis residenciais.