A empresa Hogan Assessments, fundada pelo psicólogo Robert Hogan, em 1987, na Tulsa (EUA), amplia a sua atuação no Brasil há mais de 20 anos por meio da parceria de distribuição com o Ateliê RH e recentemente, amplia o alcance por meio de distribuidores acrescentais. Alinhada às operações internacionais com mais de 50 países, a Hogan reforça sua especialidade na análise de personalidades para auxiliar empresas brasileiras no desenvolvimento de talentos. A estratégia de consolidação internacional inegavelmente promove o crescimento no mercado sul-americano em parceria com representantes brasileiros.
Com mais de 35 anos de experiência, a Hogan tem uma vasta trajetória. “Como psicólogo desenvolvi a teoria socioanalítica, integrando elementos da psicanálise, teoria dos papéis e evolutiva. O objetivo é atender várias necessidades corporativas, incluindo seleção, avaliação de potencial e desenvolvimento de líderes no mercado de trabalho”, comenta Robert Hogan o fundador da empresa e especialista em psicologia organizacional.
Representação no Brasil
No Brasil existem três representantes que já aplicam as soluções de avaliação de personalidade da Hogan Assessments. Com um amplo entendimento do mercado brasileiro, os parceiros-distribuidores desempenham um papel fundamental na expansão da Hogan. Para Roberto Santos da Ateliê RH, que desde 2003 vêm ampliando seus serviços e proporcionando expansão de clientes.
“Os instrumentos Hogan foram especificamente implementados para promover o sucesso empresarial, uma maneira inovadora de prever o desempenho no trabalho e solucionar desafios de gestão de pessoas”, afirma. Outro distribuidor em destaque, o representante da EdgeBrasil, desde 2015, Alexandre Furtado, complementa.
“Aplicar as ferramentas da Hogan impulsiona cada vez mais o setor de empreendedorismo e inovação em diversos segmentos do mercado, isso envolve a avaliação dos aspectos da personalidade, como identidade, reputação, aspectos positivos e obscuros, aspectos internos e cognitivos.”
O sócio da Artisan, Felipe Paiva, afirma: “É um privilégio representar a Hogan. Já tivemos a experiência de ter sido cliente da empresa e com isso entendemos toda sua potência em evolução e aplicamos seus fundamentos junto aos nossos clientes.” Paiva ainda comenta que a Artisan investe em uma equipe de atendimento com profissionais mestres e doutores. Com isso, mantém alinhado ao compromisso da empresa em oferecer atendimento de qualidade ao cliente.
Mais sobre a Hogan
Os instrumentos desenvolvidos pela Hogan Assessments tiveram sua origem na década de 80. Em suma, quando o psicólogo norte-americano Robert Hogan criou a primeira metodologia de avaliação de pessoal voltada exclusivamente para o ambiente corporativo. Esses instrumentos existem para atender às diversas necessidades de empresas, incluindo seleção, avaliação de potencial, desenvolvimento de gestores, coaching e formação de equipes, sendo especificamente adaptados para o contexto corporativo.
Diferentemente de adaptações de testes da psicologia clínica, esses instrumentos atendem de maneira mais eficaz às demandas dos processos de gestão de talentos das empresas, abrangendo áreas como atração e retenção de talentos, desenvolvimento de competências, sucessão gerencial, entre outros.
Reconhecida internacionalmente como líder em RH a Hogan Assessments, produz avaliações válidas e confiáveis com base em décadas de pesquisa. Suas ferramentas de avaliação, ademais, estão disponíveis em mais de 40 idiomas e organizações em mais de 50 países as usam. A empresa, dessa forma, colabora com organizações de diversos portes e setores. Desse modo, atende desde pequenas até gigantes globais listadas na Fortune 500. Sendo assim, abrange áreas como serviços financeiros, produtos farmacêuticos, varejo e bens de consumo. Anualmente, processa aproximadamente um milhão de avaliações de personalidade, com mais de 9 milhões de pessoas com avaliações concluídas.
O diretor regional das Américas da Hogan Assessments, Simon Castillo, por fim, afirma. “Nós temos uma compreensão profunda do comportamento humano e da adequação às culturas no trabalho. A abordagem da Hogan na avaliação de personalidade oferece direcionamentos cruciais para selecionar os candidatos ideais, identificar talentos e desenvolver líderes mais eficazes.”
Confira outras notícias da editoria BRASIL clicando aqui.