Search

quinta-feira, 25 jul, 2024

EDUCAÇÃO

ASBRAH lança primeira Pós em Hormonologia do mundo

ASBRAH
Divulgação/ABBRAH

A Associação Brasileira de Hormonologia (ASBRAH) anunciou a criação do primeiro curso de Pós-Graduação Lato Sensu na área. Com aulas 100% online, a especialização em hormonologia é a primeira dedicada aos estudos dos hormônios e suas aplicabilidades terapêuticas do mundo e é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

“A área de hormonologia vem se desenvolvendo de forma muito acelerada e são muitas as pesquisas sobre os tratamentos hormonais que estão sendo desenvolvidas no exterior. O nosso objetivo é fomentar a construção de conhecimento científico nesta área também aqui no Brasil, referendando a hormonologia como um novo campo de estudos dentro da medicina”, destaca o médico Luiz Paulo S Pinto, presidente da ASBRAH.

O corpo docente é formado por profissionais renomados tanto na academia quanto na prática clínica e conta com pesquisadores do Brasil e do exterior. Entre eles, o médico urologista Abraham Morgentaler, professor e pesquisador da Universidade de Harvard, e a médica Rebecca Glaser, pesquisadora da Wright State University. Ambos são referência nos estudos com testosterona, com inúmeros trabalhos científicos publicados nas principais revistas médicas do mundo.

Entre os tópicos que serão estudados ao longo do curso estão os fundamentos básicos da hormonologia, as vias de tratamento hormonal, a hormonologia na prática e a gestão de clínica e marketing médico. “Desenvolvemos este programa para que os profissionais de medicina que já atuam ou que pretendem atuar com terapias hormonais possam se atualizar com o que há de mais novo na área, com acesso a um conteúdo científico aprofundado e alinhado à prática profissional e ao dia a dia dos consultórios”, destaca Luiz Paulo S. Pinto.

A Pós-Graduação em Hormonologia tem carga horária de 360 horas e duração de 12 meses. A primeira turma terá início em março de 2024 e além das aulas online, os alunos também terão encontros virtuais mensais para tirar dúvidas e acesso à tutoria a distância. Ao final do programa, os alunos terão que realizar uma prova presencial para obtenção do certificado, condicionado a um aproveitamento de no mínimo 80% das questões.  Após a conclusão do curso receberão a certificação e o título de membro titular da ASBRAH.

A Associação Brasileira de Hormonologia foi lançada oficialmente no 1º Congresso Brasileiro de Hormonologia, que reuniu mais de mil profissionais de medicina em Curitiba no início de dezembro.

Sobre a ASBRAH

A Associação Brasileira de Hormonologia (ASBRAH) é uma organização comprometida em promover o conhecimento, avanços científicos e a prática responsável dos tratamentos hormonais no Brasil e reúne médicos que compartilham o interesse em comum no estudo e tratamento das disfunções hormonais, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas e promover a saúde em todas as fases da vida. A Associação tem a missão de fomentar o desenvolvimento contínuo da área, promovendo a excelência na pesquisa, educação e prática clínica, além de estabelecer padrões éticos elevados para a hormonologia no Brasil.

 

Confira outras notícias da editoria SAÚDE clicando aqui.