Search

segunda-feira, 13 jan, 2025

Esporte

BOTAFOGO É O MELHOR DO BRASIL E DAS AMÉRICAS EM 2024

Photo by Wagner Meier/Getty Images

A estrela solitária brilha novamente

 

Uma semana depois de levantar o título inédito da Copa Libertadores, o Botafogo dá a volta olímpica no estádio Nilton Santos, neste domingo, ao derrotar o São Paulo na conquista do tricampeonato brasileiro para o delírio da sua imensa e apaixonada torcida.

O alvinegro necessitava de um empate, mas no decorrer da última rodada, com a derrota do Palmeiras, poderia até perder e mesmo assim ser campeão.

Mas não.! O time de Luiz Henrique e Cia foi em busca da vitória. Fez 1 a 0, aos 37 minutos do primeiro tempo com Savarino.

O São Paulo empatou através de William Gomes, aos 17 do segundo tempo.

Tudo parecia caminhar para o final com este resultado.

No entanto, estava escrito: a história de um herói improvável.
Gregório, que por pouco não deixou tudo a perder na decisão em Buenos Aires, marcaria o gol da virada que consolidou a campanha vitoriosa do melhor time do Brasil e das Américas, 2 a 1, aos 46 minutos.

Primeiro tempo – A torcida ensaiou a festa muito antes de a bola rolar. A leveza era marca registrada na chegada ao Nilton Santos, com entrosamento das gerações e famílias alvinegras.

Em campo, o campeão das Américas encontrou dificuldades para furar o bloqueio armado pelo São Paulo, especialmente pelo meio. Assim, a paciência foi a melhor opção. Sob o domínio, não havia preocupação com surpresas.

Até que, a partir de 31 minutos, o time encontrou o caminho para ultrapassar a barreira.

Tiago Almada cruzou pelo alto e Igor Jesus, de cabeça, obrigou Jandrey a fazer boa defesa.

Aos 37 minutos, o gol. O São Paulo errou na saída, Marlon Freitas rola para Igor Jesus, que toca na direita para a penetração de Savarino, de cobertura, vencer o goleiro ( 1 a 0).

O campeão ainda teve duas chances claras de gol: aos 40 com Alex Telles e 45 com Igor Jesus.

Final – O campeão voltou do intervalo com a mesma intensidade. Aos 2 minutos, Luiz Henrique relembrou Garrincha: recebeu na direita, deixou três adversários para trás, penetrou na área e foi desarmado no momento de finalizar para o gol.

Luiz Henrique, mais uma vez, teve o gol à sua frente, aos 12 minutos, após boa jogada de Tiago Almada e Igor, com o goleiro fazendo outra boa defesa.

O desgaste parecia ter pesado e o ritmo caiu. Marlon Freitas dominou e iria recuar para o goleiro, mas William Gomes deu bote, tomou a bola e entrou livre para empatar, aos 17 minutos. O Botafogo reclamou de falta, mas o árbitro validou o gol.

Luiz Henrique ainda teria outra chance aos 43 e chutou por cima antes de ser substituído.
Com o gol de Gregore e a conquista foram inevitáveis as emoções dos torcedores, dos jogadores e comissão técnica.

Local – Nilton Santos

Árbitro – Anderson Daronco ( Fifa RS)

Cartões amarelos –

Escalações:

Botafogo – Jonh, Mateo Ponte, Adryelson, Marçal e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas, Tiago Almada e Savarino; Luiz Henrique e Igor Jesus

Substituições: Matheus Martins, no de Savarino; Allan no de Marlon Freitas; Tiquinho no de Igor Jesus ;Tchê Tchê no de Tiago Almada e Rafael no de Luiz Henrique.
A vitória que coroaria a conquista do tricampeonato brasileiro viria aos 46 com gol de Gregore, após saída errada do goleiro (2 a 1).
A verdadeira essência do futebol brasileiro está no Botafogo
Técnico – Artur Jorge

São Paulo – Jandrey, Ruan, Allan Francco, igor Vinicius e Patrick; Santi Longo, Nestor, Marcos Antônio e Nestor; André Silva e William Gomes

Substituições: Michael Araújo em lugar de Igor Vinicius; Moreira no de André Silva e Rodriguinho no de Marcus Antonio e Igão no de Ruan.

Técnico – Luis Zubeldia