Uma iniciativa do Sindilutas – com o apoio da Prefeitura do Rio – que promete valorizar e reconhecer grandes nomes do mundo das lutas da “Cidade Maravilhosa”, o Prêmio Melhores do Ano nas Artes Marciais 2023 acontece no dia 23 de outubro, príxima segunda-feira, na Cidade das Artes, Barra da Tijuca-RJ.
Essa será a primeira edição do evento. A expectativa entre os organizadores é que se torne grandioso não apenas para os atletas e professores, mas principalmente para as respectivas modalidades de artes marciais.
Durante a reunião de lançamento, a organização e as entidades envolvidas definiram os seguintes critérios para premiação: performance, história, legado, representatividade e iniciativa social.
Presidente do Sindilutas e um dos responsáveis pelo Prêmio, Fabrício Xavier contou como a iniciativa pode se tornar um marco na valorização de professores, atletas e entidades de artes marciais no Rio de Janeiro.
“Acredito que o Prêmio Melhores do Ano nas Artes Marciais 2023 seja um marco para o desenvolvimento dos esportes de combate no Rio, ainda mais pela agenda que estamos desenvolvendo em conjunto. Essa iniciativa por si só já seria maravilhosa por reunir diversas artes marciais cariocas, mas principalmente por reunir diversas entidades do mesmo esporte, mas com pensamentos diferentes, que se unem em prol do desenvolvimento do esporte”, disse Fabrício.
“Queremos fazer com que o Rio de Janeiro seja reconhecido internacionalmente como a capital das artes marciais. Nós produzimos alguns dos melhores atletas em diversas modalidades de luta. Exportamos e eles levam o nome do Rio e do Brasil para o mundo, compartilhando nossa cultura e talento. Sendo assim, queremos chamar atenção do poder público e da iniciativa privada para realizar grandes eventos de luta no Rio. Queremos oficializar a cidade como capital internacional das artes marciais”, completou.
Comunidades representadas
O Prêmio irá reunir diversos expoentes das artes marciais carioca. No Jiu-Jitsu, vai homenagear os melhores classificados no ranking adulto faixa-preta da CBJJ e da IBJJF, principais entidades da modalidade. Entre eles, estão os campeões mundiais – e oriundos de comunidade – Gabi Pessanha e Jansen Gomes.
Natural da Cidade de Deus e hexacampeã mundial, além de dona de inúmeros outros títulos, a faixa-preta Gabi Pessanha é o verdadeiro exemplo de como o esporte muda vidas. Através da arte suave ela se tornou referência para outros jovens.
“Estou muito feliz em ser uma das homenageadas. Além de ser embaixadora do Prêmio. Convido toda a comunidade do Jiu-Jitsu para acompanhar essa importante iniciativa”, exaltou Gabi.
Jansen Gomes, por sua vez, é cria do Morro do Cantagalo, e assim como Gabi, celebrou a homenagem.
“Recebi esse convite especial para ser embaixador do Prêmio. Ainda serei homenageado. Com certeza isso é muito importante para valorizar nós, atletas, além de professores e figuras relevantes para as artes marciais no Rio”.
Entre as modalidades presentes no Prêmio Melhores do Ano nas Artes Marciais 2023 estão: MMA, Jiu-Jitsu, Judô, Muay Thai, Capoeira, Kickboxing, Luta Livre Esportiva, Sanda, Kung Fu, Karate, Sumo, Boxe de Praia, Krav Maga, Taekwondo, fora outras. O objetivo, como citado, é o reconhecimento de grandes nomes do mundo das lutas carioca.
Por fim, a cobertura do evento ocorrerá no Instagram @premiomelhoresdaluta e na TATAME.
Confira outras notícias da editoria ESPORTE clicando aqui.