Search

sexta-feira, 6 dez, 2024

Cidadania

Ambiente Jovem dá aulas em espaços turísticos

Ambiente
Foto: Fabiano Veneza

Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), o Ambiente Jovem, maior programa de educação ambiental do país, tem como um de seus objetivos ampliar a visão de cidadania, meio ambiente e sustentabilidade dos futuros agentes ambientais. Por isso, a iniciativa já levou mais de 600 jovens da Região Metropolitana do estado para se aprofundarem na pauta ambiental a partir de aulas de campo em espaços turísticos de cultura e conhecimento, como o Bioparque e o Aquário Marinho do Rio, o AquaRio.

O Ambiente Jovem é uma iniciativa que busca transformar jovens de 16 a 24 anos, moradores de áreas de vulnerabilidade social, em líderes ambientais de suas comunidades. Desde 2022, o programa já promoveu atividades externas com alunos dos Núcleos de Pertencimentos (NUPs) de Gramacho, Santa Cruz, Belford Roxo, Japeri, Nova Iguaçu, Jacarezinho, Guapimirim, Muquiço, Praça Seca, entre outros.

“Estimular o acesso de bairros e municípios tão diversos a espaços como esses, que têm tanto a agregar, também é uma forma de construir um Rio de Janeiro e um planeta mais justo e sustentável. Nossos jovens precisam saber que podem e devem ocupar ambientes de cultura, conhecimento e tomada de decisão”, afirmou o vice-governador, secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e idealizador do programa, Thiago Pampolha.

Localizado na Zona Portuária da capital fluminense, o AquaRio é o maior aquário marinho da América do Sul. Em consonância com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº14, que diz respeito à vida na água, a visita é uma oportunidade dos alunos aprenderem mais sobre as espécies, conhecerem peixes exóticos e internacionais, além de refletirem sobre a problemática da poluição marinha causada pelo aumento da emissão de plásticos e microplásticos nos oceanos.

Hoje já formada na capacitação, a ex-aluna Beatriz Levita, do NUP Itanhangá, na Zona Oeste, nunca tinha ido ao aquário. “O Ambiente Jovem me abriu muitas portas e hoje a natureza é minha vida, me trazendo muita força e esperança. A experiência desta visita foi maravilhosa e fiquei impressionada, não tinha dimensão de como era”, contou.

Já no Bioparque, na Zona Norte do Rio, os estudantes podem se aprofundar nos diferentes biomas, além de conhecerem de perto mais de 130 espécies de fauna. A ideia é que a visita possa unir lazer e aprendizado, indo além do espaço da sala de aula. Dessa forma, os jovens podem não só incrementar seus conhecimentos na pauta ambiental, como também conhecer locais até então nunca visitados pela maioria.

Além das visitas técnicas, os alunos já tiveram a oportunidade de participar de eventos de relevância nacional e internacional ao longo da capacitação, como o Latin America Climate Summit (LACS), no Copacabana Palace, a Semana do Ambiente, no Museu do Amanhã, bem como a Glocal Experience e o GreenRio, ambos na Marina da Glória.

 

Sobre o Ambiente Jovem

 

Promovido pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro, o Ambiente Jovem é o maior programa de educação ambiental do país e tem como objetivo formar agentes de transformação em áreas de vulnerabilidade social em todo o território fluminense.

Durante a capacitação, os jovens participam de aulas teóricas e práticas sobre a temática do meio ambiente e sustentabilidade e recebem uma bolsa de estudos de 300 reais, vinculada ao mínimo de 75% de presença nas atividades. Ao final, os estudantes apresentam um plano de intervenção sustentável para implementar na sua comunidade.

 

Confira outras notícias da editoria RIO clicando aqui.