O seminário “Construindo o Futuro – Biodiesel e Desenvolvimento Sustentável nos Municípios” aconteceu dia 27 de março, na sede do Ministério dos Transportes, em Brasília. O encontro foi promovido pela Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio). A Univassouras esteve representada pela profa. Dra. Cristiane Siqueira no encontro que proporcionou um debate sobre o impacto do biodiesel no desenvolvimento industrial em cidades do interior do país.
O evento, ademais, teve a presença do Vice-Presidente da República, Geraldo Alckimin. Em resumo, Alckmin pediu agilidade na aprovação do projeto de lei (PL) do Combustível do Futuro, destacando investimentos no Brasil. Além disso, contou com a participação de parlamentares, ministros, lideranças de entidades representativas e Indústrias do setor. Entre os presentes, só para exemplificar: Alexandre Silveira (Ministro de Minas e Energia), Carlos Fávaro (Ministro da Agricultura e Pecuária), Deputado Federal Alceu Moreira (Presidente da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel), Donizete Tokarski – Diretor Superintendente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio).
Durante o Seminário, a Profa. Cristiane teve um momento de fala em que parabenizou a organização do evento e mencionou o projeto “Biovassouras” que é desenvolvido entre a Universidade e o Município de Vassouras. Na ocasião, por fim, ela destacou a importância da produção do biodiesel a partir do óleo residual para o interior do Estado do RJ.
“Foi um encontro importante para ouvir a experiência dos prefeitos de outros municípios com suas iniciativas para o desenvolvimento econômico e social das suas cidades. Nós como Universidade, queremos avançar este projeto junto aos municípios envolvendo a descarbonização com a redução de CO2 no setor de transportes, a partir do biodiesel”, enfatizou.
Importância destacada
O reitor da Univassouras prof. Marco Antonio Soares de Souza, em suma, exaltou o projeto.
“Esse projeto, desenvolvido nos laboratórios do Curso de Engenharia Química da Universidade de Vassouras em parceria com o Mestrado Profissional em Ciências Ambientais, é inegavelmente um excelente exemplo do compromisso da universidade com o ensino, pesquisa e extensão. A ideia de ampliar o escopo do projeto para envolver outros municípios e parceiros privados, afinal, mostra um grande potencial para disseminar esse conhecimento e impactar um número ainda maior de pessoas. É muito inspirador ver essa iniciativa buscando alcançar o máximo possível de impacto socioambiental”, afirmou.
“A participação neste encontro é o reconhecimento nacional de um trabalho consistente que vem sendo feito há alguns anos em nossa Universidade. Além da excelência acadêmica necessária para o projeto, a articulação com autoridades e com a iniciativa privada locais são fundamentais para o sucesso que temos obtido na produção do biodiesel. Estamos coletando um resíduo poluente e transformando em energia, com benefícios econômicos e ambientais. Bom para nossa instituição em todos os aspectos”, declarou o Assessor de Relações Institucionais, prof. Hamilton Moss de Souza.
Por Cristiane Siqueira*
*Cristiane de Souza Siqueira Pereira é Doutora em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Escola de Química da UFRJ. Mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e graduação em Química Industrial pela Universidade de Vassouras. Coodenadora do Mestrado Profissional em Ciências Ambientais e do Curso de Engenharia Química da Univassouras. Diretora de Restauração Ambiental do Comitê Guandu.
Contato: cristiane.pereira@univassouras.edu.br
http://lattes.cnpq.br/8723281922978435
http://linkedin.com/in/cristiane-siqueira-49a10525
Confira outras notícias da editoria AGRO clicando aqui.