sábado, 13 abr, 2024

Colheita de soja do Brasil atinge 70% da área total

Colheita de soja
REUTERS

 

Da Agência Reuters

 

A colheita da safra de soja 2022/23 do Brasil havia alcançado na quinta-feira 70% da área cultivada, contra 62% uma semana antes e 75% no mesmo período do ano passado, apontou a AgRural nesta segunda-feira. Segundo a consultoria, os trabalhos estão praticamente encerrados em Mato Grosso e Rondônia e entrando na reta final em Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins e São Paulo.

“O foco agora está nos reportes de produtividade de Estados mais tardios, que podem dar mais pistas sobre o tamanho final da produção brasileira, cujas estimativas devem passar por ajustes finos daqui até maio”, acrescentou.

A AgRural informou ainda nesta segunda-feira redução de 600 mil toneladas na estimativa da safra de soja do Brasil, para 150,3 milhões de toneladas. Já o plantio da segunda safra de milho “continuou avançando nos últimos dias, embora a janela ideal já tenha se fechado desde o dia 15 nas áreas mais tardias”, após um atraso na colheita de soja.

Levantamento da AgRural mostrou que 96% da área estimada para o centro-Sul do Brasil estava semeada até quinta-feira, contra 91% uma semana antes e 100% um ano atrás.

“Os trabalhos estão encerrados em Mato Grosso e Goiás e praticamente finalizados em São Paulo, mas ainda há atraso significativo em Mato Grosso do Sul e no Paraná.”

 

Confira outras notícias da editoria AGRO clicando aqui.