Expectativa do HotéisRIO é de que a Zona Sul da cidade registre 95% das reservas de quartos. Cidade deve gerar 600 empregos ligados ao evento
A Reunião de Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do G20, que será realizada nos dias 18 e 19 de novembro, no Museu de Arte Moderna (MAM), tem gerado uma expectativa positiva no setor hoteleiro do Rio de Janeiro.
A projeção do presidente do Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro (HotéisRIO), Alfredo Lopes, é de que, aproximadamente, 80% dos quartos da rede hoteleira carioca sejam ocupados, com a Zona Sul concentrando 95% das reservas.
”Estamos, hoje, com média de 72% de ocupação, somando Barra da Tijuca e Centro. Já a Zona Sul, neste momento, está com 86% de ocupação. Em novembro, no entanto, a cidade deve subir de 72% para 80%, e a Zona Sul deve chegar a 95%”, observou Alfredo Lopes, segundo o Diário do Rio.
Mesmo antes do evento oficial, o G20 já tem impactado a rede hoteleira carioca por meio das suas reuniões temáticas preparatórias, realizadas em 2024. Segundo o presidente do HotéisRIO, pelo menos, 600 postos de trabalho serão gerados em bares, restaurantes e piscinas, especialmente.
O que é G20
Integrado por 19 países mais a União Europeia, o G20 foi criado em 1999, para fortalecer a economia internacional através de estratégias de desenvolvimento em comum e de políticas macroeconômicas.
O grupo também discute e elabora ações voltadas para o desenvolvimento socioeconômico das nações, com foco no comércio internacional, meio ambiente e sustentabilidade e fontes de energia.
Em 2024, a 19ª edição do G20 será realizada na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro.
Economia / Rio